top of page
Verbum Dei
Na origem está a Palavra anunciada

 

A Família Missionária Verbum Dei tem a sua origem no movimento apostólico de pregação, chamado “Convivências”, criado pelo Padre Jaime Bonet na diocese de Maiorca (Espanha) nos anos precedentes ao Concílio Vaticano II. Recebe o seu primeiro reconhecimento oficial através da fundação de uma união pia em 17 de Janeiro de 1963.

 

A Família Missionária Verbum Dei é uma instituição eclesial ao serviço da Palavra de Deus, à qual pertencem todos os fiéis que partilham a mesma espiritualidade e missão Verbum Dei.

 

Em 15 de Abril de 2000, o Papa João Paulo II deu a aprovação de direito pontifício à Fraternidade Missionária Verbum Dei, que se configura como uma estrutura única e unificada, formada pelo ramo dos Missionários Verbum Dei e o ramo das Missionárias Verbum Dei, rodeados pelo ramo de matrimónios, consagrados segundo o próprio estado civil. A Fraternidade Missionária Verbum Dei é parte essencial da Família Missionária Verbum Dei, à qual pertencem outros fiéis que partilham a mesma espiritualidade e missão.

 

A finalidade específica da Família Missionária Verbum Dei é o anúncio da Palavra de Deus, a formação de apóstolos de Cristo e a criação de comunidades de vida evangélica e evangelizadoras.

Chamados a ser Verbum Dei

 

A Família Missionária Verbum Dei, com o lema dos primeiros discípulos de Jesus “Dedicar-nos-emos à oração e ao ministério da Palavra” e o espírito da primeira comunidade cristã, concretiza e centraliza a sua missão específica na Palavra de Deus: orar a Palavra, assimilando-a até fazer dela vida própria, transformando-nos nela e ensinando-a aos outros, para que a orem, a vivam e a ensinem vivencialmente também a outros. A maior eficácia no anúncio e propagação do Reino – através da oração, o ministério da Palavra e o testemunho de vida evangélica – determinará o espírito, actuação, métodos e instrumentos de apostolado.

 

A Família Missionária Verbum Dei reúne no seu seio pessoas ou grupos de todo o estado de vida, idade, sexo, cultura e condição social, associadas segundo a afinidade de situações vitais, as etapas da vida, os processos de formação ou opções de vida semelhantes. Os seus membros estão unidos na mesma vocação de ser “Verbum Dei”, ou seja, reproduzir e revelar o rosto de Deus uno e trino de forma vivencial, identificando-se pessoal e comunitariamente o mais possível com Jesus, o Verbo de Deus feito carne.

A oração, o ministério da Palavra e o testemunho de vida

 

A evangelização através da oração, o testemunho de vida e o ministério da Palavra são as tarefas fundamentais que a Família Missionária Verbum Dei realiza no seu conjunto. Nela a missão comum adopta diversas modalidades e espaços segundo o chamamento, criatividade, possibilidade dos seus membros e diferente sensibilidade dos povos e pessoas a quem se dirige.

 

Este serviço à Palavra abre um amplo leque de facetas e processos dinâmicos que possibilitam dar e receber a mesma Palavra de Deus. A Palavra, gérmen do Reino de Deus, faz com que todos cresçam e amadureçam até à plenitude de Cristo, de modo que toda a comunidade se converta em difusora desta dinâmica de escuta, encarnação e pregação da Palavra de Deus.

Como expressão da vida e da missão da Igreja

 

A Família Missionária Verbum Dei procura expressar e propagar o Reino de Deus tornando visível a Igreja, o Corpo de Cristo, na comunhão das suas distintas vocações e ministérios. A evangelização através da Palavra de Deus, própria da Família Missionária Verbum Dei, desenvolve-se como um dinamismo com capacidade de transformação das pessoas, realidades e da sociedade.

 

A Família Missionária Verbum Dei participa assim na missão da Igreja universal, contribuindo para que cada pessoa possa viver a plenitude da sua vocação para o amor, de ser discípulo e apóstolo de Jesus, com um sentido de pertença eclesial que desenvolva a dimensão comunitária e missionária da fé, e os faça sentir-se co-responsáveis na tarefa evangelizadora da Igreja.

Verbum Dei
Verbum Dei
Verbum Dei
bottom of page