top of page

A maior alegria de Deus é relacionar-se com o ser humano, por Ele criado com amor e para o amor.A Oração com a Sua Palavra é um dos meios privilegiados para este encontro. Deus dá-se generosamente a todos os que o procuram,(SI. 34, 5-11) (Sab 6, 11-20).Para o Homem, rezar é uma actividade/atitude primordial, porque é nesta relação de verdadeiroamor que descobre e constrói o sentidoda própria vida.

Etapas de Oração com a Palavra
Ao inicio

 

  • Escolher um espaço, uma postura corporal e outras condições exteriores facilitadoras.

 

  • Criar silêncio interior. Acalmar tudo o que está dentro de mim Confiá-lo ao Pai, a Maria.

 

  • Tornar Deus presente. Tomar consciência de que Ele está comigo agora, tal como tem estado desde sempre. Deus, apesar de desejar relacionar-se comigo, não Se impõe; quer que, livremente, eu O procure. Conhece-me. Ama-me. Sou precioso e bem visto aos seus olhos. Não me acusa de nada. Acolhe-me com um abraço, em festa.

 

  • Pedir ajuda para rezar. Este tempo de oração não depende só das minhas forças. Pedir ao Espírito Santo que conduza o nosso diálogo; pedir-lhe luz, docilidade. Oferecer o meu desejo de encontro. Confiar-lhe os meus medos e dificuldades no orar.

 

 
 
Pegar na Sua Palavra

 

Nas pistas, no texto e ler devagar, com atenção, sem pressas. Serenamente, reler. Parar onde algo me chama a atenção, sublinhar, fazer silêncio, dialogar.

Pôr-me no lugar das personagens em causa, Jesus, Maria, os discípulos; Imaginar os espaços, os contextos (criar uma “composição de lugar”); questionar as reacções, as motivações, as intenções.

 

Em cada frase que leio é o Senhor que me fala. Pai, Jesus, Espírito Santo, Mana: o que é que estão a tentar dizer-me? Porquê? Como posso pô-lo em prática?

 

A Palavra que leio tem a ver com a minha vida, com a vida dos que me rodeiam. - Querido Pai, Tu conheces-me como ninguém! O que me sugeres nesta Palavra, nesta frase, nesta atitude? Qual a Tua vontade, o Teu sonho para mim e para os meus irmãos? Como posso amar? O que queres transformar? O que posso mudar?

 

 
 
Contemplar

 

Saborear. Mergulhar no coração de Deus. Deixar-me amar, deixar que Ele me perdoe, que me dê a conhecer os Seus sonhos. Deixar-me contagiar pelo Seu modo de estar, pelo Seu modo de amar.

 

 
 
Se estou com dificuldade em concentrar-me ou me distraio facilmente

 

  • Escrever a oração, dialogando (por exemplo: «Querido Pai, estou aqui diante de Ti. Tu conheces-me, sabes a vontade que tenho de parar, de estar contigo. Conheces o que agora me distrai e preocupa. Ponho-o nas tuas mãos. Confio que Tu estás atento e activo, que não cruzas os braços enquanto houver um ser humano que sofra. Aumenta a minha confiança! Ajuda-me Espírito Santo, neste tempo de oração; guia-me por onde vires que é melhor. Não sei muito bem o que rezar, o que dizer... Mas sei que Tu estás e que o tempo passado contigo não será em vão, mas dará muito fruto, a seu tempo. Quero centrar-me em Ti, por isso pego na Tua Palavra, para Te ouvir. Hoje, Jesus, que queres dizer-me?..»).

 

  • Pedir ajuda, partilhar com Eles a distracção, as dificuldades; recomeçar com serenidade (Maria, estou cheio de sono!... Penso mesmo que cheguei a dormir um pouco... Não é grave? Tu és mãe: soube-te bem veres-me a dormir e a descansar junto de Ti? Tens poder de me alimentar, mesmo enquanto durmo? Obrigado! Ajuda-me, então, a recomeçar, apesar do pouco tempo que resta»); Posso ir escrevendo à parte o que me distrai para resolver mais tarde.

 

  • Se algo me preocupa muito, posso dialogá-lo com Deus, mas devo dar-lhe espaço e tempo para que me responda. Pedir-lhe um olhar atento, uma espera confiante. A Sua resposta estará na Sua Palavra, nas palavras dos outros, nas atitudes, nos acontecimentos.

 

 
 
Quando for hora de terminar

 

  • Fazer um resumo da oração:

1) Hoje Senhor o que me ensinas-te? Que sugestões para a vida me foram dadas por Ti?

2) Do que aprendi, o que vejo que devo pôr em prática? Quero comprometer-me a...

3) Do que recebi o que me chamas a transmitir? Pode ser útil a quem? Qual a melhor maneira de o partilhar?

 

  • Agradecer a Sua presença, o Seu amor e disponibilidade.

 

  • Pedir o dom de crescer no amor e de levar para a vida o dialogado, pois sabemos que a felicidade vem, não só de ouvir a Palavra de Deus mas de a pôr em prática (Jo. 13, 14-15). Permanecer na confiança apesar das dúvidas que subsistem, do que ainda não é claro e continua a ser árido e difícil. Pedir o dom de permanecermos unidos ao longo da vida e de crescer em Amor e Humildade para partilhar com os outros o que recebi de bom.

bottom of page