top of page

Grupo de Oração em Família

Porquê orar?

 

Há razões para considerar que a oração é fundamental na vida de qualquer pessoa. A primeira é porque fomos criados à imagem e semelhança do «Deus que fala» e que, ao falar, cria o homem. A segunda é porque «falando-nos» Deus continua a criar-nos, a recriar-nos e a dar sentido à nossa vida.

 

 

 

O que é orar?

 

A Verbum Dei ora por carisma e missão. Por isso é pertinente a pergunta: O que é orar no nosso carisma? Afirmamos que é fazermos experiência de diálogo com o Deus que nos fala – especialmente pelas Escrituras – e que, falando-nos, transforma o nosso modo de pensar, de viver e assim projeta a nossa vida na direção dos outros. Orar ou não configura-nos de uma forma muito diferente. Rezar dá-nos uma identidade própria e individual. Leva-nos a mostrar a riqueza de sermos imagem de Deus. Incita-nos a imitar Cristo e lança-nos a querermos identificar-nos com Ele.

 

 

Orar para quê?

 

Oramos não só para saber o que Deus nos diz mas, sobretudo, para nos deixarmos convencer por Ele, para assumirmos as Suas palavras e as fazermos nossas, de tal maneira que moldem o nosso modo de pensar e, assim, adquiramos a mentalidade de Cristo. A finalidade da oração é escutar e responder a Deus. Oramos para ter uma fé viva, capaz de alterar a nossa escala de valores. Rezamos para podermos viver contracorrente, para sermos livres, para assumirmos o Evangelho, para O encarnarmos, para estarmos no mundo sem ser do mundo, para oferecer ao mundo o pensar de Deus.

 

 

Porquê ensinar a orar?

 

É espontâneo para nós falar do que rezamos. Mais, nós não nos podemos calar.

Compreendemos que a nossa missão é orar e ensinar a orar. Pois, como dizia Santa Teresa, salvamos uma pessoa quando a ensinamos a rezar.

Falando do Deus com quem dialogamos, Deus faz-nos participar da Sua mesma Paternidade e Maternidade, anima-nos a partilhar a Vida eterna e faz-nos mediadores da graça da oração.

Verbum Dei
bottom of page