top of page

A Família Missionária Verbum Dei está composta por diferentes forma de participação, adequadas ao chamamento e situação de cada pessoa, e à comunhão no serviço à Palavra de Deus. Os seus membros vivem a consagração batismal e a sua vinculação à FAMVD numa pluralidade de formas de a ela pertencer:

Fraternidade Missionária Verbum Dei
Laicos Missionários/Discípulos
Laicos Missionários Consagrados

A Fraternidade Missionária Verbum Dei é um instituto de vida consagrada de direito pontífico que é parte essencial da Família Missionária Verbum Dei, e é composto pelo Ramo das Missionárias, o Ramo dos Missionários e o Ramo dos Casais Missionários.

 

A Fraternidade foi aprovada como uma nova forma de vida consagrada. O sentido específico  da eclesialidade na Fraternidade Missionária Verbum Dei expressa-se integrando numa única forma institucional, composta por três ramos, os diferentes estados de vida na Igreja, no mesmo espírito e missão. Cada Ramo, em comunhão com os outros, projeta o seu dinamismo apostólico, em nome da Fraternidade, até todas as pessoas e povos.

 

Na Fraternidade os membros celibatários incorporam-se através de votos e os Casais Missionários integram-se através de vínculos sagrados, segundo o seu estado matrimonial. Em ambos os estados a vinculação será inicialmente temporária e após processo, poderá ser perpétua.

 

Os modos de pertecencer, os processos formativos e a vinculação à Fraternidade estão definidos e regulados pelas Constituições da Fraternidade.

Dentro dos diferentes modos de pertencer à FaMVD, estão os Laicos Missionários/Discípulos, pessoas comprometidas no Verbum Dei como resposta à chamada de Deus para uma vocação laica de anúncio da Palavra, e que desejam seguir Cristo e dá-Lo a conhecer, a partir da sua situação, ambiente e estado de vida, vivendo o carisma de Verbum Dei e os ensinamentos da Igreja.

 

Os Laicos Missionários/Discípulos da FaMVD desejam viver em plenitude a sua consagração batismal segundo o espírito e missão Verbum Dei. É um chamamento de Deus a uma vocação plenamente laical e missionária inseridos na sociedade. Desta realidade participam jovens e adultos, solteiros, casados, ou pessoas noutras situações de vida.

 

Podem ser Laicos Missionários/Discípulos aquelas pessoas que depois de um discernimento livre e maduro, que irá sendo verificado pelos seus responsáveis  num itinerário formativa e vivencial, se vinculam à FaMVD, por meio de compromissos temporários ou estáveis. Quando a situação cultural ou comunitária o aconselhe, possam ser ser privados.

 

Em cada FaMVD local, partindo de critérios mínimos de ser membro comum à FaMVD universal, estudar-se-ão os modos de vinculação mais adequados ao momento ou ao lugar onde se desenvolve, seguindo como critério as etapas vitais, os diversos estados ou formas de vida cristã, os ministérios e os caminhos de formação.

 

No mesmo espírito de comunhão, que caracteriza a natureza da FaMVD, a vinculação de um membro à FaMVD universal é simultânea à sua integração em qualquer dos grupos, realidades associativas ou comunidade locais da FaMVD.

Como reflexo da Igreja comunhão, unidade rica na sua variedade, o Espírito Santo promove também outras formas de entrega de si mesmo em pessoas que permanecem plenamente na vida laica, dentro do estado de uma opção consagrada.

 

Os LMCs respondendo a uma vocação laica, apostólica e missionária, optam por consagrar-se a Deus no meio dos seus ambientes, segundo o espírito e missão Verbum Dei, através da vivência dos conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade, sentindo-se chamados a viver a sua vocação missionária integrados na sociedade.

 

Os LMCs são pessoas que aspiram à perfeição evangélica segundo o espírito da Verbum Dei e ratificam a sua opção com promessas. Mediante a promessa de vingindade voluntária pelo Reino dos Céus, buscam unir-se a Deus de uma maneira completa e definitiva. O objetivo da sua peculiar consagração é o da santificação própria e ajuda na santificação de muitos, através da dedicação à oração, do testemunho de vida evangélico e do Ministério da Palavra, em consonância com o carisma, o espírito e a missão Verbum Dei. Um âmbito importante desta dedicação concretiza-se para os LMCs na colaboração nas obras de apostolado da Verbum Dei e na ajuda aos demais membros da FaMVD, sendo fermento e pontes de uma ação missionária mais ampla.

 

Podem ser laicos misssionários consagrados as pessoas adultas que, após um discernimento livre verificado pelos responsáveis e depois da etapa educativa estabelecida  pelos seus itinerários formativos e vivenciais, façam promessas temporais ou estáveis com as quais se vinculam à Verbum Dei. Os LMCs regem-se pelo regulamento dos LMCs.

bottom of page