Teresa Pinho
Missionária Consagrada VD
Para sempre em fidelidade e compaixão!
Chamo-me Teresa Pinho, tenho 32 anos e no passado dia 19 de Outubro fiz os meus Votos Perpétuos como Missionária Verbum Dei. Estas palavras resumem o que vivi nesse dia. Mas escolhi-as sobretudo por serem a única segurança que tenho e a razão pela qual me consagrei.
Nestes 9 anos de caminho senti que foi assim que Deus me tratou, com fidelidade e compaixão. E isso faz-me querer responder-lhe e entregar-me da mesma maneira. “Mas porquê?” – perguntam os meus amigos e conhecidos – “Porquê missionária? Porquê consagrada? Porquê uma vida inteira?”
Sabendo bem que as razões nunca bastam e que a vocação é sempre um mistério, atrevo-me a dizer que a grande razão vem de Deus. Diz o profeta Jeremias “Tu seduziste-me, e eu deixei-me seduzir.” Nunca saberemos explicar o porquê mas Deus continua a atrair e a chamar. A mim chama-me a uma missão desafiante: a evangelização. E eu quero responder-Lhe. Ante a realidade do nosso mundo sinto-me profundamente interpelada pela urgência desta missão, uma missão que favoreça a cultura da vida, que gere uma sociedade mais humana e fraterna e que o faça a partir do coração de cada homem e mulher.